EDUCAR PARA TRANSFORMAR
A produção desta Cartilha originou-se no âmbito do trabalho de mestrado da disciplina 'Ambiente, Sociedade e Educação', sob a orientação do Prof. Dr. Florisvaldo Rocha, dentro do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Sergipe.
A Cartilha sobre Educar para Transformar é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo grupo, tendo como objetivo analisar os espaços infantis a partir de uma perspectiva de educação ambiental crítica, fundamentando-se em teóricos como Edgar Morin, Vigotski, Leff, Wallon, Boff, e Loureiro. Esses teóricos promovem uma educação crítica que integra educação, ser humano, natureza e cultura, destacando a importância da interdisciplinaridade na formação biopsicossocial. Ressignificar a aprendizagem infantil implica fomentar uma educação que valorize a interação com o meio natural e a criatividade das crianças, evidenciando as ecologias pessoal, social e ambiental. Loureiro (2004) defende uma prática pedagógica contextualizada e crítica, onde a natureza é parte integral da vida, não apenas um recurso. Nessa visão, a educação ambiental não só transmite conhecimento, mas promove reflexão crítica sobre nossas práticas e seu impacto ambiental, essencial para formar cidadãos comprometidos com o bem-estar do planeta e das futuras gerações, sendo uma ferramenta para a transformação social e ambiental.
Produção:
Maria Isabel Andrade de Almeida Santos
Mestranda em Ciências Ambientais pela UFS, epecialista em Literatura Brasileira pela Universidade Tiradentes. Especialista em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília, também Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias e Graduada em Letras/ Português pela UNIT.
Patrícia Santos Santana
Mestranda em Ciências Ambientais pela UFS, pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Cerquilho, possui aperfecioamento em Geografia, História e Meio Ambiente pela Cerquilho, graduação em Geografia pela AGES e graduanda em Pedagogia pela Estácio.
Rosemara Santos Camilo
Mestranda em Ciências Ambientais pela UFS, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais pela Ages. Especialista em Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Faveni (2014).
Thalita Wiquele de Jesus Souza
Mestranda em Ciências Ambientais pela UFS, bacharel em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga (2018). Especialista em GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO pela Universidade Candido Mendes (2021).


















0 Comentários